Uma magnífica viagem ao mundo do conhecimento, da ciência, da arte, da religião, da sabedoria. Uma incursão globalizante em diferentes domínios do conhecimento humano, tocando as suas fronteiras. E foi nosso guia José Luís Santos, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Departamento de Física e Astronomia).
Durante setenta e cinco minutos, que passaram num ápice, viajamos da mais pequenina partícula da matéria à incomensurabilidade do Cosmos, sem deixar de tocar o mistério da magnitude do Universo, dos enigmas que vamos desvendando e da imensidão que se nos apresenta pela frente, quando pensamos conhecer tudo. Sim, revisitaram-se gigantes como Galileu, Newton ou Einstein. Tocamos o céu infinito pela evocação do Hubble (e as deslumbrantes imagens por ele fornecidas durante mais de duas décadas) e já aguardamos, com expetativa, que novidades nos reserva (lá para julho) o telescópio espacial James Webb.
Com notável poder de comunicação, que captou a atenção de alunos de três turmas do ensino secundário, alguns professores e outros elementos da comunidade escolar, o Professor José Luís Santos, deambulou entre conceitos, à primeira vista difíceis ou só acessíveis a especialistas, tornados simples e apreensíveis: método científico, tecnologia, leis da Física, informação cósmica, matéria escura e energia escura, galáxias, tempo e escalas temporais, o hardware e o software do Universo… mas também este infinitésimo ponto na grandiosidade do cosmos, este minúsculo ponto onde habitamos, a Terra, a nossa Casa Comum, onde amamos, apreciamos, mas também nos digladiamos.
Esta foi uma sessão – palestra altamente estimulante e motivadora (pela carga de esperança no conhecimento e as perspetivas de futuro), desde logo para os jovens alunos que esta manhã encheram a sala de leitura da biblioteca da ESAF.
[Um agradecimento muito especial ao Professor Catedrático José Luís Santos e à Marisa Viana, que frequentou o Ensino Secundário na ES Alcaides de Faria, com excelentes performances mas também com elevada capacidade de colaboração e disponibilidade para com os pares; e agora frequenta o 2.º ano do curso de Física da Fac. de Ciências da U. Porto. A ela devemos a oportunidade de cá recebermos José Luís Santos, que tão prontamente acedeu ao convite.]
Sem comentários:
Enviar um comentário