6 de abril de 2022

Gonçalo M. Tavares na biblioteca da ESAF

Tarde luminosa a de segunda-feira (4 de Abril). Na sala de leitura da nossa biblioteca escolar, aconteceu literatura, arte, filosofia, imaginação, escrita, criatividade e, ingrediente indispensável, curiosidade. Aconteceu uma oficina de escrita e imaginação, brilhantemente conduzida pelo consagrado escritor Gonçalo M. Tavares.
Em ambiente tranquilo e criativo, dando espaço à liberdade e à potência transfiguradora da expressão imaginativa, numa interação única com alunos (abertos ao mundo, à cultura, às artes, à literatura), Gonçalo M. Tavares encetou uma viagem conjunta a diferentes territórios de descoberta, das linguagens da arte à ética e à filosofia, passando pela arte do desenho, da escrita, do cinema, numa palavra, dos símbolos.
Foi deveras gratificante tê-lo de volta à biblioteca da ESAF. No intermezzo do Workshop deu mesmo para recordar as suas passagens por esta biblioteca, nomeadamente aquela de há onze anos, aquando da apresentação dessa magistral quanto magnífica obra intitulada "Uma Viagem à Índia".
No final da sessão, a firme convicção de que estes momentos, como o da tarde de ontem, enriquecem de sobremaneira a escola, a educação, os alunos que, pelo que mostraram, reterão na memória esta outra vertente do que pode ser a escola. Para além da educação formal, também esta "disrupção" de genuína liberdade criativa, sem receio de se assumir em simultâneo como espaço de artes e de cultura. Afinal, daquilo que nos enforma!
[Muito gratos à Biblioteca Municipal de Barcelos, aos serviços municipais de educação e cultura, que connosco colaboraram e, ato contínuo, disseminam junto das comunidades, dos nossos jovens, o valor da cultura. Gratos também à magnífica entrega do Gonçalo M. Tavares... com ele aprendemos, elaboramos, alargamos horizontes, tendo o espanto, a imaginação e a curiosidade como companheiros de jornada.]

Sem comentários: