22 de novembro de 2021

Cultura científica e tecnológica na semana em que se celebra o aniversário de Rómulo de Carvalho / António Gedeão

É impossível resistir!
Há qualquer coisa, qualquer coisa (como diz a canção) que atrai o olhar, mesmo do mais distraído, quando se depara com aquela panóplia de instrumentos e objetos tão pouco habituais numa sala de leitura de biblioteca, antes comuns no interior dos laboratórios.
Mas é de cultura científica e tecnológica que trata esta semana que ora começa! Porquê? - pergunta o leitor.
- Cá vai a história como resposta. - replicamos nós.
Lá por meados dos anos noventa do século passado, um grande senhor de ciência (que já não está entre nós), na altura ministro da Ciência e Tecnologia, chamado Mariano Gago (de tão boa memória) instituiu o Dia Nacional da Cultura Científica. E sabem quando? - 24 de novembro. Porque num dia com a mesma data, mas 90 anos antes (1906), nascia um dos maiores divulgadores de ciência em Portugal que, vejam só, também foi poeta, professor de Física e Química e tanto mais. Sabem de quem falamos? Esse, sim esse, o poeta António Gedeão.
- Ah! aquele que tem um poema dedicado a Galileu! e aquele outro "Luísa sobe / sobe a calçada / sobe e não pode / Que vai cansada" e, sim, sim, aquele da "lágrima de preta", lembram? a quem pediu uma lágrima para analisar e como qualquer lágrima... "água, quase tudo / e cloreto de sódio" e "nem sinais de negro / nem vestígios de ódio"); e também esse, sim, esse, o divulgador de ciência, professor de ciências, que leva o nome de Rómulo de Carvalho.
Já repararam! Em homenagem a Rómulo de Carvalho, criava-se assim o Dia Nacional da Cultura Científica, que é já depois de amanhã.
E nós por cá, contando uns dias para trás, outros tantos para a frente, como muitas escolas, institutos e universidades deste país, lembramo-nos (e bem) de celebrar a cultura científica, onde cabe tanta coisa, da Matemática à Física, desta à Astronomia e à Robótica, e ainda aquela que fala da vida e dos seus mecanismos e da terra que pisamos, que leva o nome de Biologia e Geologia... e tantas outras.
Passa por cá e faz como os outros:
Observa, experimenta, aprende!
/jd
#semanadacienciaetecnologia



Sem comentários: