29 de outubro de 2021

Parabéns! ESAF > 1957 ~ 2021

E.S. Alcaides de Faria - uma escola com mais de seis décadas de história.
Cumprem-se hoje 64 anos sobre a data de implementação da designada (ao tempo) Escola Industrial e Comercial de Barcelos. Foi numa 3.ª feira de outubro, corria o dia 29, que ocorreu a inauguração da EIC Barcelos, instituição de ensino público que está nos primórdios da E.S. Alcaides de Faria. A escola que naquele dia foi inaugurada, iniciava um percurso de décadas e está indelevelmente ligada à certidão de nascimento da ESAF.
A antiga EIC de Barcelos, cuja criação oficial está exarada no Decreto n.º 41 258 do Diário do Governo, 1.ª Série, de 10 de Setembro de 1957, foi inaugurada pelas autoridades locais em 29 de outubro de 1957, tendo como representante do governo o Subsecretário de Estado da Educação, Baltazar Rebelo de Sousa (pai do atual Presidente da República). Décadas passadas, em que se formaram gerações de homens e mulheres, a atual ESAF (sede do Agrupamento Alcaides de Faria), no local atual desde 1975, que não o do edifício que serviu de espaço à EIC, mantém no seu projeto e oferta educativa a marca genética daquela que foi a sua origem, basta atentarmos em alguns dos seus cursos ou no conjunto de oficinas de mecânica e eletrónica.
Evocar esta data não é apenas relembrar o dia, mas também lançar um olhar sobre as décadas de história desta instituição, recordar os milhares de alunos que por esta escola passaram e cresceram, sem esquecer os professores e o pessoal não docente que para ela contribuíram (e continuam a contribuir).

Sem comentários: