Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar... eis o mote deste ano para a evocação do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, que se celebra em outubro. A temática deste ano é, com certeza, ainda mais no tempo que atravessamos, um ponto de partida para a reflexão conjunta, das diferentes comunidades escolares e seus atores, em torno desse bem precioso que é a saúde e, a ela indissociavelmente ligado, o bem-estar físico, psicológico, social...
As crianças e jovens que substanciam o mundo da escola e da educação e, com eles, os educadores, professores, formadores, pais e encarregados de educação, vivem momentos cruciais no quadro da pandemia em curso, e, por isso é, neste momento, ainda mais premente colocar a saúde e o bem-estar no cerne das nossas preocupações, assumindo que aquilo que fizermos hoje enquanto cidadãos é fundamental para as gerações vindouras. Não falamos apenas da saúde individual, mas também da saúde das sociedades e do ambiente que nos envolve.
No contexto das múltiplas literacias deve pois, também, a literacia para a saúde orientar os esforços de sensibilização.
Como é corrente, desde há muitos, a biblioteca da ESAF apresenta anualmente cartaz próprio alusivo aos mês das bibliotecas escolares, cruzando o seu grafismo e criatividade com os desideratos da temática em causa. O deste ano configura-se como interpretação dos caminhos a descobrir, por via das literacias, com vista à sensibilização para a saúde e o bem-estar. Passem tais caminhos pelos passos da leitura em vista de um bem-estar psicoafetivo.
[o cartaz é obra da prof.ª M.ª José Oliveira, elemento da equipa da BESAF ]
Sem comentários:
Enviar um comentário