17 de junho de 2020

Imagens com que se tece o diálogo intergeracional no BESAF Foto 2020

À edição deste ano do BESAF Foto, que cumpre agora 13 anos de existência, concorreram muitos alunos/as da Escola Secundária Alcaides de Faria, respondendo ao desafio proposto pela biblioteca escolar. Ao longo destes anos, treze temáticas (muitas delas diretamente relacionadas com o mundo dos livros, da leitura e das bibliotecas) e inúmeras fotografias com qualidade, obra de alunos/as que por esta instituição de ensino já passaram e por aqueles que hoje a frequentam. O tema de 2020, escolhido antes do desencadear da pandemia que atualmente assola o mundo, encaminhava o olhar para a questão das gerações, nomeadamente o diálogo entre a geração dos mais novos e aquela - a dos seniores - que guarda memórias e sabedoria. Tão-pouco sabíamos como esta problemática se iria impor afinal no quotidiano de todos nós e como tem sido discutida nos últimos meses, por via de uma situação de crise sanitária que desencadeou "barreiras" entre os mais novos e os mais velhos, muitos remetidos ao um espaço de quase reclusão, precatando-se do mal que um vírus pode provocar, mas arcando com as consequências que o isolamento acarretou. 
De certo modo, com a leitura a posteriori que agora fazemos, quando olhamos para muitas das fotografias que nos chegaram, não podemos deixar de pensar que afinal valeu a pena, sem que o adivinhássemos, colocar os jovens, que a este concurso aderiram, perante o desafio de mostrarem, pela luz que impregna a objetiva, os fios que se tecem entre os mais velhos e os mais novos e de descobrir, nas diferentes imagéticas, que afinal esses laços são mais fortes do que muitos julgavam. 
O diálogo intergeracional é um bem incontornável. A escola também pode fazer muito por isso, dentro ou fora da sala de aula, no âmbito de projetos que vão surgindo.

Sem comentários: