29 de fevereiro de 2020

Miúdos a Votos - quais os livros mais fixes? (ecos de campanha)

´
Decorre o período de campanha eleitoral da edição deste ano do "Miúdos a Votos". 
Grupos de alunos, partidários dos candidatos-livro em escrutínio, defendem publicamente um dos candidatos em atmosfera de campanha e em consonância com regras democráticas. Leram os livros, assumiram-nos como candidatos a promover e desenvolveram argumentos, perante os colegas da escola, em defesa do seu escolhido, de modo a que no dia 17 de março, dia de eleição, o possam ver como um dos eleitos. 
Na 5.ª feira, 27/02, na sala de leitura da biblioteca da ESAF, foi tempo para seguirmos um vibrante momento de campanha, com grupos de alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário a promoverem, respetivamente, os livros que querem ver como vencedores na edição deste ano. Assim, logo pelas 10h, um grupo de alunos do 12.ºH, perante uma plateia de alunos do ensino secundário, fez campanha pelo candidato-livro "As vantagens de ser invisível" (de Stephen Chbosky); e um outro grupo, dessa mesma turma, defendeu as potencialidades do livro "Por treze razões" (de Jay Asher). Apresentaram os seus candidatos-livro, falaram sobre as virtualidades de cada um e, no mesmo passo, suscitaram nos presentes a vontade de os ler. Destaque para o facto de, a propósito destes livros e dos conteúdos e temáticas que por eles perpassam, se propiciar a ocasião para se falar de assuntos que aos jovens merecem especial acuidade: os problemas da adolescência, as suas vicissitudes, as suas angústias e ansiedades. Também por esta dimensão, associada ao motivo que ali nos reunia - promover livros -, valeu de todo o momento de debate entre alunos com o esgrimar, no sentido argumentativo do termo, de perspetivas e teses, de argumentos pró e contra, de ideias e razões que, partindo de uma história, extrapolam para a realidade interior de cada um.
Na mesma senda - promover livros, discutir razões de escolha e preferência deste ou daquele -, se seguiu a apresentação de outras obras a votos; desta feita, os livros: "Uma questão de cor" (de Ana Saldanha) e "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" (de Luís Sepúlveda). No caso, os partidários das obras em causa, foram grupos de alunos do 9.º ano que, à sua maneira, com recurso à palavra mas também à comunicação gráfica e digital, colocaram à discussão e debate as razões da sua campanha e também motivaram os presentes (alunos do 3.º Ciclo) a votarem nos seus candidatos.
O nosso agradecimento à professora de Português, Ana Paula Miranda, quer pelo incentivo aos alunos quer pelo envolvimento e empenho posto na dinamização desta iniciativa do "Miúdos a Votos: qual o Livro mais Fixe", que para além das dinâmicas de promoção de leitura também se impõem aquelas outras que à cidadania e à democracia concernem. 
A literacia da leitura passa pela sala de aula, mas também pela biblioteca, em profícua colaboração e parceria. 

Sem comentários: