18 de novembro de 2019

"Sapere Aude" - Dia Mundial da Filosofia

Instituído pela UNESCO, em 2005, o Dia Mundial da Filosofia celebra-se na terceira quinta-feira do mês de novembro, que, este ano, ocorre a 21, já na próxima quinta-feira. Com ele convoca-se a importância e a necessidade da reflexão filosófica, que deve estar na ordem do dia, de todos e de cada um de nós. Quem recusa o questionamento, desacredita o espanto e a vontade de perspetivar o mundo segundo diferentes prismas, engana-se ou, pior, pretende enganar o semelhante fazendo crer que a filosofia se perde em abstrações desligadas do real e em elocubrações vãs. Em contraposição, importa, isso sim, convocar o pensamento, ousar pensar, compreender, questionar verdades feitas, caindo na conta de que, a bem ver, pensar e discernir com razão, argumentar e contra-argumentar, torna mais rica a nossa convivência social, rompe com o pensamento único... porque a filosofia é plural e, como já o dissemos aqui, a propósito de uma outra jornada da Filosofia, jamais se arroga em "detentora da verdade", não deixando esta de ser um dos seus horizontes. 
Assim, na próxima quinta-feira não deixaremos de lembrar, por cá, na biblioteca da ESAF, o papel da Filosofia e a importância da razão, que não meramente lógica mas imbricada na vida.
Por agora, o nosso cartaz do Dia Mundial da Filosofia, simples mas incisivo, obra da nossa colaboradora Maria José Oliveira que tão bem soube captar graficamente aquilo que a filosofia convoca: SAPERE AUDE (atreve-te a saber, ousa pensar por ti mesmo, faz uso da tua Razão)

Sem comentários: