27 de novembro de 2019

Li, gostei e recomendo... a palavra aos leitores

O que nos diz Joana Miranda, aluna do 8.ºD da ESAF, sobre este livro que leu, gostou e recomenda:

Peter Pan

Autor:                    J. M. Barrie
Anotações:            Rita Redshoes
Ilustrações:           Cláudia Guerreiro
Editor:                   Expresso (Relógio D`Água)
Ano de edição:     2017
N.º de Págs.:        247
Categoria:             Narrativa

"Quando se fala em leitura, confesso que sou um pouco exigente, mas posso garantir que não fiquei dececionada com a obra “Peter Pan”, de J. N. Barrie.
O primeiro ponto que vou levantar vai ser a abordagem da história contada, que apesar de já conhecida, me garantiu um novo ponto de vista. Percebi também um aspeto que me cativou ainda mais, que foi a parte da censura não se aplicar a este livro. Em pequenos, com certeza, pelo menos nesta geração, nos lembramos de ver o “Peter Pan e a Terra do Nunca” no Disney Channel, cheio de cores e vida, mas não é disso que este livro fala, pois existe muito menos censura na obra, o que nos faz claramente mudar um pouco a nossa visão a respeito da personagem principal, Peter Pan. 
Suponho que vemos esta personagem como alguém corajoso, divertido e aventureiro, mas depois de ler este livro, descobri um lado mais sombrio de Peter, um lado mais egoísta, frio e diria até impiedoso. Mesmo pensando nesse facto, e isto é um pouco contraditório, a minha passagem favorita não deixa de ser uma revelada por Peter a Wendy:
“-Pan, quem és tu afinal? — gritou com voz rouca.
-Sou a juventude e a alegria — respondeu Peter à toa —, sou um passarinho acabado de sair do ovo.” – (p.206).
O segundo ponto a levantar é a reflexão sobre este tema. A lição que tirei desta obra foi que, mesmo que queiramos, não podemos ser crianças eternamente e que devemos assumir a responsabilidade dos nossos atos e aceitar as suas consequências, já que mais cedo ou mais tarde teremos de lidar com eles."
[Obs: este é um título que consta no fundo documental da BESAF e pode ser requisitado pelos nossos leitores]


Sem comentários: