14 de março de 2019

Sob o "olhar" de grandes autores da literatura portuguesa

Aí estão eles - Camões, Pessoa, Sophia e Saramago - nas paredes da biblioteca da E.S. Alcaides de Faria. 
No alto, junto à luz que jorra pelas janelas da biblioteca, as imagens de quatro grandes da nossa literatura, em painéis de fibra de madeira trabalhados segundo diferentes técnicas, como que perscrutam o espaço e a vida de uma biblioteca que dia-a-dia recebe e atende elementos da comunidade educativa, disponibilizando informação, leitura e acesso ao conhecimento.
Chegaram-nos na semana certa - a Semana da Leitura, e são fruto do trabalho criativo de alunos do 12.º ano da ESAF (turmas F e H) que, sob supervisão da professora Maria J. Oliveira, de Artes (não esquecendo a colaboração do professor Carlos Martins, de Mecânica), estiveram, nos últimos meses, a laborar sobre painéis de MDF, ora abrindo sulcos com formão e goiva (painel José Saramago), ora colando papel de jornal sobre a superfície do material (painel Fernando Pessoa), ora aplicando pequenas porções de madeira e cascas de pinheiro (painel Luís de Camões), ora tecendo uma minuciosa rede de fios em volta de pequeninos pregos colocados no sítio certo no delinear da figura (painel de Sophia de M. B. Andresen).
Quatro quadros, quatro autores, que doravante pontificarão no espaço da biblioteca, uma marca de alunos e professores que com ela colaboram. 
Um bem-haja para eles!
  

Sem comentários: