6 de fevereiro de 2017

Semana da Internet Segura na BESAF

Amanhã, 7 de fevereiro, assinala-se o Dia da Internet Segura 2017. O tema deste ano passa por marcar a diferença e por ela mostrar que unidos podemos fazer uma Internet melhor.
Todos sabemos que todos os dias são dias de atenção à segurança no mundo digital e online, quer seja na sala de aula, em casa, na biblioteca escolar, ou nos demais contextos de vida. Contudo, estas jornadas têm o condão de aumentar, por estas ocasiões, o grau de acuidade e reflexão em torno das problemáticas ligadas ao mundo da Internet, um mundo que se imiscui de forma tão diversa e intensa no dia-a-dia de todos. Por isso, sirvam estas jornadas ou, no caso, a semana que ora decorre, para fazer da problemática ligada à segurança digital um incontornável ponto da agenda, sem que isso se restrinja a pensar-se que ao longo do ano se baixe a guarda (bem pelo contrário) face aos perigos que a rede Internet também esconde.
.
É neste contexto que surgem vários trabalhos (realizados por alunos do 8.º ano, sob supervisão da professora Fátima Silva, colaboradora da biblioteca escolar da ESAF) que, por estes dias, se mostram no espaço da biblioteca e, de forma criativa, chamam a atenção dos alunos não apenas para os diferentes perigos associados ao uso incauto (e por vezes até irresponsável) da Internet, mas também e de forma positiva para atitudes e comportamentos a ter em conta no que toca à utilização desta imensa rede digital.
A par da exposição destes trabalhos escolares alusivos ao tema e da sensibilização diária para práticas responsáveis na utilização da Internet e seus aplicativos, teremos a oportunidade de, amanhã, com o contributo de uma equipa da Escola Segura (da P.S.P. de Barcelos), ver esclarecidos dúvidas e receios que a interação com a gigantesca rede digital suscita.

Sem comentários: