25 de outubro de 2016

Ler para descodificar...

Sugestões de leitura - um outro olhar sobre os livros.
Há uma novidade por entre as estantes da biblioteca da ESAF. Para os nossos utilizadores não é incomum depararem-se com os expositores de novidades bibliográficas (secção incontornável em qualquer biblioteca); como também não o é para os que nos procuram na web e nas redes sociais, onde, a cada passo, se deparam com a nossa já tradicional secção deste blogue "Li, gostei e recomendo... a palavra aos leitores". Porém, desta feita, e a propósito da novidade que este mês das bibliotecas nos traz, algo diferente se apresenta ao utilizador que pela biblioteca passa. Um outro modo de chamar a atenção para a leitura de um livro por via de pequenas mas imaginativas instalações em torno da obra. 
Bem junto às estantes, deparam-se por agora, os nossos utilizadores, com o destaque de um livro, a propósito do qual se apresentam, de forma ilustrada e criativa,  informações que vão desde quem é o autor até ao ano de edição, mas também curiosidades, excertos de passagens escolhidas pelo divulgador (sempre um aluno ou eventualmente um grupo de alunos), comentários e recensões, prémios, entre outras dicas laboriosamente dispersas com o seu quê do mistério da descoberta. Descodificando os sinais do livro e com ele os seus segredos, personagens, pistas, tramas, desenlaces...
A iniciativa, a cargo de alunos do 8.º ano e sob supervisão da professora Cristina Gomes, da disciplina de Português, arranca precisamente com o destaque para duas obras da literatura juvenil: Crónicas de Nárnia - o leão, a feiticeira e o guarda-roupa, de C. S. Lewis; e o livro Trash, de Andy Mulligan. O primeiro, é sugerido pela aluna Mariana Carvalho; o segundo, por Rui Bessa; ambos da turma B do 8.º ano.

Sem comentários: