31 de outubro de 2016

Evocar o Halloween pelas imagens e pela sugestão de leituras

O Halloween, associado a tradições ancestrais de origem céltica e, desde há longos séculos, popularizado na e pela cultura anglo-saxónica, é também, desde há muito, assinalado por diferentes comunidades e serve de mote a uma variedade de iniciativas, muitas delas muito a gosto dos mais jovens, com as suas "doçuras ou travessuras?". Não é pois de estranhar que, na escola, se evoque também o espírito da época e se concretizem iniciativas afins. 
A biblioteca da ESAF, ao longo dos anos, não tem esquecido, por via de várias iniciativas, o espírito de Halloween e nem tampouco de saudar a chegada das longas noites de Inverno, convocando assim o imaginário típico da época. Desta feita, este ano, a biblioteca voltou a decorar-se a preceito, obra das assistentes operacionais que capricharam na decoração alusiva, não deixando ninguém indiferente às travessuras ilustradas que, aqui e ali, povoam certos recantos da biblioteca. A par da decoração do espaço, durante o dia, quem recorreu à biblioteca, logo se deparou com as nossas sugestões bibliográficas, muitas delas ligadas à literatura gótica e de terror, capaz de provocar arrepios ao mais destemido dos leitores (Edgar A. Poe, Mary Shelley, Washington Irving, entre outros autores já mais recentes). 
Suscitar a leitura de obras que espicaçam a nossa imaginação e recônditos medos é, também, uma forma de trazer os alunos à leitura e aos imaginários que ela convoca.

Sem comentários: