11 de março de 2016

Cartaz da Semana da Leitura na ESAF

[Cartaz SL BESAF 2016 - de Madalena Mota]
Desde há anos que a Biblioteca escolar da ESAF apresenta cartazes alusivos a algumas das iniciativas que leva a cabo em prol da leitura e das demais literacias. Tem sido assim a propósito de momentos como o Mês das Bibliotecas Escolares, a semana da Internet Segura, o Concurso de Fotografia, a evocação do Dia da Liberdade (25 de abril), a Semana da Leitura...
O cartaz que ora apresentamos, alusivo à Semana da Leitura na ESAF [14 - 18 de março 2016], tem como base uma ilustração concebida, a preceito, por uma aluna do 9.º ano, que connosco colabora. Desta feita, Madalena Mota, assim se chama a aluna, fez-nos chegar uma ilustração que apreciamos de sobremaneira. Desde logo porque nos remete para esse universo de ilustrações algo românticas que povoam tantos e tantos livros, daqueles que nutrem a imaginação de tantos leitores; mas também pela sensibilidade e o seu quê de arcádico, lembrando quiçá os liames que a leitura e a literatura tecem, esse paraíso (não perdido) mas sempre a conquistar, feito de múltiplos caminhos... os caminhos do bosque da ficção ou o dos meandros do lector in fabula, de que nos falava Umberto Eco.
Parabéns Madalena pelo teu criativo contributo, gratos ainda à professora Fátima Silva, da equipa da biblioteca da ESAF que, connosco, te motivou.

Sem comentários: