3 de fevereiro de 2016

Semana da Internet Segura 2016 na BESAF

[Ilustração/Cartaz da autoria de Madalena Mota]
Aproxima-se o Dia da Internet Mais Segura, que se evoca a 9 de fevereiro deste ano, e é no quadro desta iniciativa que, por cá, na biblioteca escolar da ES Alcaides de Faria, já começamos a dinamizar atividades em prol de uma Internet mais segura, mormente pela sensibilização dos jovens para os perigos inerentes a um uso menos atento da rede Internet.
Das iniciativas a levar a cabo, destacamos, desde já, um conjunto de cartazes e instalações tridimensionais alusivos à Internet Segura e com recomendações em prol da utilização responsável das redes sociais e de outras ferramentas da Web. Os trabalhos, em exposição na biblioteca da ESAF, são obra de alguns alunos dos 8.º e 9.º anos, sob supervisão das professoras de Informática (que também fazem parte da equipa da Biblioteca) Fátima Silva e Teresa Marques.
No monitor da biblioteca escolar da ESAF também já correm sequências de vídeo, com pequenos sketch, realizadas pelos alunos, com mensagens de alerta e precaução para as vivências virtuais, numa perspetiva positiva e responsável no que toca às navegações online seguras (seja de pesquisa, trabalho ou lazer).
Está também prevista para 15 de fevereiro, ainda no âmbito destas iniciativas da Semana de segurança na rede, uma palestra sobre Internet Segura (perigos e atitudes a considerar na Internet), a cargo da equipa da Escola Segura da PSP de Barcelos, que connosco colabora.
Entretanto, disponibilizamos os seguintes links para recursos que podem ser úteis na abordagem das literacias da informação que, para além das questões da segurança na Internet, abrangem naturalmente as problemáticas de pesquisa e utilização da informação na dinâmica didático-pedagógica.
http://biblioesaf.webnode.pt/literacia-da-informa%C3%A7%C3%A3o/
http://biblioesaf.webnode.pt/literacia-da-informa%C3%A7%C3%A3o/gui%C3%A3o-de-pesquisa-da-informa%C3%A7%C3%A3o-big6/
http://biblioesaf.webnode.pt/literacia-da-informa%C3%A7%C3%A3o/elabora%C3%A7%C3%A3o-de-bibliografia/

Obs. - o cartaz deste ano - Internet Segura - concebido e desenhado a lápis de cor, é da autoria de uma aluna do 9.º ano - Madalena Mota.

Sem comentários: