8 de setembro de 2015

Dia Mundial da Alfabetização

Assinala-se hoje, dia 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização. Este dia internacional de apoio à causa da literacia e da alfabetização, um direito humano, foi instituído pela ONU e a UNESCO em 1967. A edição de 2015 alerta para a relação incontornável entre literacia e desenvolvimento sustentável.
Segundo a mensagem da Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, "(...) Desde o ano 2000, têm ocorrido progressos em todo o mundo, mas grandes desafios ainda permanecem. Hoje, 757 milhões de adultos ainda carecem de habilidades básicas de alfabetização – destes, dois terços são mulheres. O número de crianças e adolescentes fora da escola está em ascensão, chegando a 124 milhões em todo o mundo –, enquanto cerca de 250 milhões de crianças em idade de ir à escola primária não dominam habilidades básicas de alfabetização, mesmo frequentando a escola.
Ainda segunda Irina Bokova, "Não podemos peritr que isso continue."
A escola e os sistemas de ensino dos diferentes Estados são fundamentais na implementação de programas de alfabetização e literacia. Também as bibliotecas de todo o mundo desenvolvem um trabalho crucial na promoção da literacia. Mas há muito trabalho a fazer em muitos locais do planeta, onde ainda milhões de crianças e adolescentes desconhecem o que é frequentar uma escola e não têm acesso à mais básica das ferramentas de alfabetização.
Por outro lado, aumentar as diferentes competências em literacia, nas múltiplas literacias, é também um desiderato a perseguir. 
Um ser humano esclarecido é mais forte e mais resistente aos inúmeros perigos da ignorância.

Informação adicional:
Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO
Literacia e sustentabilidade
Alfabetização que muda vidas e sociedades.

Sem comentários: