5 de maio de 2015

Da luz e sobre a luz... uma palestra na biblioteca

Sem a luz, a vida é invisível... Basta esta simples asserção para nos darmos conta da importância da luz; quanto ao resto, o simples exercício de nos imaginarmos sem luz pode ser, por si só, um terrível e doloroso exercício. Experimente!
Este (2015) é o Ano Internacional da Luz e das tecnologias baseadas na luz, um ano para não só nos consciencializarmos da importância das luz e das tecnologias ópticas na vida de todos nós, como cairmos na conta do seu impacto nas soluções de desenvolvimento sustentável.
Este é um tema que também não nos passa ao lado e nesse encalço tivemos o prazer de receber por cá, ontem, 4 de maio, a visita de um professor e investigador de Astrofísica e Cosmologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Jorge Páramos; e, a acompanhá-lo, um antigo aluno da nossa escola, Gilberto Loureiro, que estuda no 3.º ano de Engenharia Física da mesma Faculdade. E da luz e sobre a luz nos vieram falar; numa sessão onde se percorreram não só os passos científicos na investigação da Luz (história, principais investigadores, experiências realizadas), mas também se analisou de forma objetiva, sem deixar de ser aliciante, a sempre interessante e impactante questão da dualidade onda-partícula. Das experiências passadas, mas fundamentais no caminho percorrido, às questões da mecânica quântica, sem deixar de tocar nas utilidades do dia-a-dia, da luz se falou na sala de leitura da biblioteca da ESAF. Um momento diferente, momento de literacia científica que tão bem se quadra com a evocação deste Ano Internacional da Luz. O nosso agradecimento aos palestrantes que, de forma animada e informal, falaram daquilo que nos envolve e nos ilumina.

Sem comentários: