19 de abril de 2015

Celebrar a Liberdade e a Revolução dos Cravos


Há vários anos que a biblioteca escolar da ESAF evoca e celebra o dia 25 de Abril de 1974 e nesse percurso de celebrações muitos foram os alunos, também pessoal docente e não docente, que colaboraram connosco na materialização de momentos que ficaram na memória de todos. Mas o que está em causa nestes momentos, não é a sessão pela sessão, é sobretudo aquilo que fica, em cada ano que se revisita a Revolução do Cravos, como sensibilização, como lembrança proativa de um dos mais importantes factos da nossa história recente, acontecimento que abriu caminho à instauração da democracia, da liberdade e de vias de desenvolvimento. Ano após ano o que nos move é lembrar, revisitar, a força daquele acontecimento e, no mesmo passo, fazer com que os mais novos, o público escolar a quem nos dirigimos, conheça um pouco mais da nossa história e sobretudo possa acarinhar essa sempre tão frágil e ao mesmo tempo tão necessária conquista - a Democracia. Sim, porque a democracia é uma tarefa de todos e de todos os dias: em casa, na escola, na sociedade.
É no encalço deste desiderato que esta semana nos propomos mais uma vez lembrar 25 de Abril de 1974, contando com a colaboração de alunos, de professores e da Associação 25 de Abril (Delegação Norte) que mais uma vez, por via dos seus membros, colabora com a nossa escola, numa parceria que já vem de há anos.
[Como tem sido prática e em resultado da prestativa boa vontade de quem colabora com a biblioteca da ESAF, encimamos este post com um novo cartaz alusivo ao 25 de Abril; cartaz esse da autoria do Prof. Pedro Rodrigues]

Sem comentários: