25 de abril de 2015

A evocação dos 41 anos do 25 de Abril de 1974

Na quinta feira, dia 23 de abril, num momento de grande participação de alunos e professores, celebramos a Liberdade e a "Revolução dos Cravos" numa sessão evocativa e de sensibilização histórica ao 25 de Abril de 1974. 
Para tal contamos com a colaboração da Associação 25 de Abril, com a presença de um dos seus membros (Cor. Bacelar Ferreira) e de alunos que declamaram e cantaram poemas e canções. Poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Manuel Alegre e as canções: "E depois do Adeus" (José Niza) e "Traz outro amigo também" (Zeca Afonso), interpretadas por três alunas (voz) e um aluno (guitarra). 
Falou-se da Revolução de Abril de 1974, dos antecedentes, do momento e do que se seguiu; falou-se da conquista das liberdades, da Democracia, da participação do povo na eleição dos seus governantes, das condições de vida de outrora e das portas que Abril abriu a uma maior justiça social; falou-se do facto histórico e do papel dos militares naquele dia, e também do povo que saiu à rua... Mas também se falou do sistema democrático e da necessidade de se preservar a participação nas decisões, de se garantir uma democracia que não se reduza ao formalismo mas que se consolide de modo real e efetivo no dia a dia dos cidadãos...
Esta foi uma sessão cívica, histórica, marcada pela memória, mas também pela esperança no futuro.

Sem comentários: