21 de abril de 2014

Revisitar para lembrar - nos 40 anos da Revolução dos Cravos

[Cartaz da autoria de David Figueiredo, prof. de Artes]
Desde há vários anos que a Biblioteca Escolar da ESAF assinala e celebra o 25 de Abril de 1974, evocando o dia e a “Revolução dos Cravos” e com ela valores fundamentais de uma sociedade democrática, como a liberdade, a justiça social, a participação cívica, os direitos e deveres democráticos, a solidariedade…
Dar a conhecer aos mais novos e relembrar aos que o vivenciaram a importância desse marco da nossa história recente é também promover as literacias, que são, afinal, condição de cidadania. Nesse encalço, na próxima 5.ª feira (24/04), pelas 10 horas, na sala de leitura da biblioteca da escola sede do Agrupamento, contaremos com a presença de um representante da Associação 25 de Abril (associação que, desde há anos, colabora connosco) para uma palestra de sensibilização histórica e cívica em torno dos acontecimentos vividos na altura do 25 de Abril de 74. 

[Esta mensagem ficaria de todo incompleta se nela não se fizesse a menção devida ao autor do cartaz que encima este post, o professor de Artes David Figueiredo, amigo e colaborador da biblioteca escolar da ESAF e que, desde há vários anos, nos tem concedido o privilégio de contarmos com os seus cartazes alusivos ao 25 de Abril - plenos de originalidade, criatividade, criticismo também, irreverência, significância... e nunca perdendo de vista aquilo que de mais lídimo nos legou o 25 de Abril. Muito obrigado, David!]

Sem comentários: