1 de abril de 2014

Ecos da Semana da Leitura #6 - Apresentação do livro O Falcão de Bonaparte

Tarde de terça-feira, 25 de março. Sala de leitura da biblioteca da ES/3 Alcaides de Faria. Cerca de uma centena de alunos, de diferentes anos letivos, para ouvir e interpelar Mariana Morais Pinheiro, jornalista que, com o Falcão de Bonaparte (seu primeiro livro), dá assim os seus primeiros passos no mundo da ficção. Não de uma ficção apenas centrada na "pura imaginação", antes ancorada na história dos homens, no caso, na história das invasões francesas em terras portuguesas, nos inícios do século XIX, mais precisamente 1809, aquando da 2.ª invasão dos exércitos de Napoleão, sob o comando do marechal Soult. 
Sem se centrar propriamente no cerne da história romanesca, pois de um romance se trata, para assim não esmorecer o interesse dos potenciais leitores, Mariana Pinheiro proporcionou aos presentes uma viagem no tempo até à época da 2.ª invasão francesa. Tal constituiu um bom ponto de partida para nos falar desde as estratégias de combate entre tropas, até ao modo como o povo do Norte de Portugal recebeu os franceses (sempre com denodo contra as forças invasoras), passando por curiosidades históricas ligadas ao tipo e uso de armas em voga, ao tipo de farda dos nossos militares, ao envolvimento de tropas inglesas ou até mesmo à vida do imperador que, por altura, conquistava a Europa.
Foi uma tarde de convívio com a vivacidade de uma jovem que inicia um trajeto no mundo da literatura e que não escondeu o seu gosto pela ficção de cariz histórico, pelo prazer da pesquisa, ou da construção de uma trama enquadrada em período histórico, pelo gosto da escrita que, desde criança (pelo que deixou entrever), a move e atrai. Um encontro extremamente agradável, onde a autora nos falou também do desafio que foi escrever este livro e não deixou sem resposta as perguntas dos alunos, num registo em que não faltou o sentido pedagógico. 
Uma bela tarde, com livros e leitura!

Sem comentários: