26 de outubro de 2013

À descoberta da biblioteca

Decorre o mês internacional das bibliotecas escolares que, como já demos conta aqui, assume este ano o lema: biblioteca escolar - uma porta para a vida. Já o defendemos, também aqui, que afinal todo o dia, todo o mês, é dia (mês) da biblioteca, não fosse esta uma estrutura aberta à comunidade educativa no quotidiano escolar, um espaço aberto e disponível para apoio aos alunos e utilizadores: apoio à pesquisa, às necessidades de informação e saber dos nossos alunos; apoio à promoção da leitura e, em parceria com os docentes que nos visitam, apoio à criação de mais e melhores leitores. 
Pois é, neste mês das bibliotecas (outubro, como desde meados de setembro) já foram várias as turmas que passaram pela biblioteca para uma visita guiada ao espaço, recursos, serviços e outras valências, mas também para sessões de sensibilização à leitura e incentivo ao empréstimo domiciliário. Falamos de livros e de mais e melhor leitura, de leitores que lendo mais são também melhores intérpretes do sentido do texto e do mundo e que paulatinamente progridem em compreensão e fruição que decorre da leitura recreativa.
À descoberta da biblioteca ora se tem centrado na explicitação dos serviços disponíveis e de como tirar partido dos recursos documentais (impressos e digitais) disponíveis, ora focado em sessões de promoção da leitura. Interessantes têm sido as sessões com as professoras de Português que nos têm visitado com os seus alunos, em que estes são convidados a retirar livros da estante, a manuseá-los e a experimentarem a leitura pública de um ou outro trecho... interessante forma de, também assim, evocarmos, em parceria com os docentes, este mês das bibliotecas sempre de portas abertas para a vida.

Sem comentários: