23 de maio de 2013

O prazer de ler Blimunda

Já aqui fizemos menção à revista literária digital da Fundação José Saramago, chama-se, apropriadamente, Blimunda e já vai no 12.º número. 
A Fundação Saramago presenteia-nos a cada passo com uma revista que é um prazer ler. Fala de literatura, livros... de leitura.
No número de maio o autor do incontornável Cem Anos de Solidão é tema de capa. E assim podemos ler belíssimos textos sobre o nobelizado Gabriel García Márquez. Mas não é tudo... páginas adiante revisitamos Clarice Lispector (sobre a qual também decorre, em Lisboa - Fundação Calouste Gulbenkian - uma exposição imperdível, no dizer daqueles que já a visitaram), grande senhora das letras brasileiras de "Perto do Coração Selvagem", aqui numa abordagem à sua criação infanto-juvenil.
Apontamentos para uma leitura de A Estátua e a Pedra, um texto de Fernando Gómez Aguilera, é também um momento para uma incursão na obra de Saramago, segundo uma perspectiva reflexiva, de questionamento e interrogação certeira, na linha de uma postura de desassossego perante o desconcerto do mundo, ou, nas palavras de Saramago, que dizia não escrever livros só para contar histórias, na linha de quem se via como um "ensaísta",  alguém que escrevia "ensaios com personagens". 
A ler num ecrã perto de ti. Desfruta aqui

Sem comentários: