26 de outubro de 2012

Biblioteca em números: quantos? quem? o que fazem?


A contagem do n.º de acessos / entradas na biblioteca escolar é um procedimento que levamos a cabo várias vezes ao longo do ano, não num qualquer dia em especial, antes num dia como os outros, dias de labor e atividade corrente neste espaço / serviço educativo. Não obstante termos uma percepção clara do n.º de alunos, professores e outros agentes educativos que por este espaço passam quotidianamente, não abdicamos porém de efetuar, a cada passo, contagens absolutas logo à entrada da BE (pese embora o acréscimo de labor que este procedimento acarreta). Com base nos números recolhidos partimos para uma inferência com a mínima margem de erro sobre quantos, quem e o que fazem todos aqueles que diariamente vêm em busca de um documento, fazer pesquisas no fundo documental e na internet, realizar trabalhos (individuais e/ou em pequenos grupos), consultar e ler os jornais do dia ou uma das várias revistas disponíveis, solicitar apoio na feitura dos trabalhos ou sugestões de leitura, entre tantas outras valências.
[clique no canto inferior direito da box para visualizar em full screen]
Ontem, dia 25 de outubro, voltamos novamente a proceder a um dia de contagens, com a inserção de acessos (um a um) na funcional e tão prática ferramenta do google docs (formulários) que online e a par e passo nos vai fornecendo o quadro geral, enfim, a radiografia de um dia na biblioteca da escola. E chegamos a dados como estes: mais de meio milhar de acessos à biblioteca (537) em 8 horas de horário contínuo, com o 12.º ano do Ens. profissional a levar a palma (99 alunos), logo seguido do 10.º ano dos Cursos Científico Humanísticos...A realização de trabalhos (individual e em pequenos grupo), o estudo (individual ou em grupo) e a pesquisa na web, foram as ocorrências mais registadas, mas também houve a leitura de livros e periódicos, o empréstimo domiciliário e a requisição de materiais para a sala de aula, entre outros.
Eis um dia na biblioteca escolar, um dia como os outros, um dia em prol do apoio ao currículo e do fomento das literacias.

Sem comentários: