21 de maio de 2012

Ecos do encontro com Eugénio Roda

Assumindo-se fundamentalmente como um ilustrador que gosta de jogar com as palavras e, em harmonia, criar pequenas narrativas vertidas em livros (livros que, no nosso entender, se nos afiguram como objetos de delícia visual para o leitor que os folheia e lê - no mais lato sentido da palavra), Eugénio Roda (Emílio Remelhe no B.I), falou-nos ainda da sua experiência criativa, dos livros que gera em conjunto com Gémeo Luís e outros artistas, dos projetos que tem assumido desde há anos... Foi na passada quinta-feira que por cá passou (sala de leitura da BE) e interagiu com alunos e alguns professores.
A sessão começou com a leitura integral, por uma aluna do 9.ano, de uma das obras deste autor - Irmã(o) (ilustrada por Cristina Valadas), e prolongou-se com as palavras de Eugénio Roda sobre ilustração, processo criativo de escrita e dos belos livros, objetos de cor e palavras, que um a um folheou perante os alunos, tecendo comentários a propósito. Apresentou também o último livro dado à estampa - minhamãe - em co-autoria com o ilustrador Gémeo Luís. No final foi tempo para mais uma leitura pública de um outro texto, desta feita lido em dueto por duas alunas do 7.º ano, tratava-se do livro Azul, Bleu, Blue.
Um início de tarde bem agradável em torno das imagens, das cores e das palavras, também das histórias, um momento de agradável partilha que resulta em prol da leitura.
Esta iniciativa resultou de um convite, dirigido ao autor, pelo projeto de artes da nossa escola, o mArte, que, em boa hora, articulou com a biblioteca escolar e se materializou numa profícua tertúlia.

Sem comentários: