25 de abril de 2012

Evocação da "revolução dos cravos" - 25 de Abril

Na manhã de 3.ª feira, 24/04, a sala de leitura e o mezanino da biblioteca escolar receberam alunos de várias turmas, do 9.º ao 12.º ano que, acompanhados pelos seus professores, assistiram a uma sessão histórica e cívica de evocação do 25 de Abril de 1974,  dos valores da liberdade, da democracia e do espírito de solidariedade e civismo que esse marco histórico da nossa história recente desencadeou.
Os momentos iniciais foram marcados pela leitura expressiva de um belíssimo conto poético, da autoria de M. António Pina (prémio Camões 2011), lido pela professora Marieta (da equipa da BE); momentos onde a literatura marcou presença, trazendo à memória dos mais velhos e evidenciando aos mais novos a importância desse "dia inicial inteiro e limpo / onde emergimos da noite e do silêncio / e livres habitamos a substância do tempo" (Sophia de Mello Breyner Andresen). 
Depois, depois foi uma lição de história e de testemunho aquela a que assistimos, pelas palavras do Coronel Rui Guimarães (da Ass. 25 de Abril / Delegação Norte) que nos falou de modo pedagógico e muito esclarecedor sobre os acontecimentos desse dia, contextualizando esse tempo e seus circunstancialismos, cruzando memórias pessoais com aspectos históricos, chamando a atenção para valores democráticos incontornáveis. 
Um momento de cidadania e de literacia histórica, social e política que, como esperávamos, se revelou pedagógica e culturalmente profícuo. Foi bom ver, no final, jovens alunos, nascidos muitos anos depois do 25 de Abril, manifestarem junto do nosso convidado o seu agrado e reconhecimento pela sessão a que haviam assistido.

Sem comentários: