13 de março de 2012

Sessão de poesia - ecos da SL 2012 #2

 
Foram tantos e belos os poemas que o ator Armindo Cerqueira trouxe até nós, à sala de leitura da Biblioteca escolar da ESAF, na passada quinta-feira, 08/03, decorria a Semana da Leitura (uma semana que conheceu também uma genuína roda viva de partilha de leitura entre as dezenas de turmas da nossa escola, meritória iniciativa da Área disciplinar de Português que dinamizou itinerâncias de palavras e expressividade, mobilizando alunos que, de sala em sala, faziam eco das palavras dos prosadores e dos poetas da nossa Língua).
Como já nos habituou, noutras passagens por aqui (parceria da RBEB), Armindo Cerqueira criou momentos de prazer de leitura e literatura, entre aqueles que enchiam o espaço (alunos de diferentes turmas e alguns professores) ávidos de palavras belas e carregadas de sentidos, ditas em diferentes tonalidades vocais e vária gama de expressivas interpretações.
E foram tantos os poetas (portugueses, brasileiros, dos países africanos de expressão portuguesa), tantos os universos convocados: Luís de Camões, Bocage, Almeida Garrett, Antero de Quental, Camilo Pessanha, João de Deus, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros,  Florbela Espanca, Cecília Meireles (Brasil), Carlos Drummond de Andrade (Br), Jorge de Lima (Br), João Abel (Angola), António Jacinto (Ang.)... numa verdadeira festa de leitura. 
Sem deitar mão a conjeturas de ordem teórica em torno da leitura e da promoção do hábito leitor, foi bom constatar, também, no final, alunos dirigirem-se ao declamador em busca das referências de um ou outro poema dito que os haviam tocado. Da leitura em voz alta ao desejo do poema, do texto, do livro!

Sem comentários: