30 de novembro de 2011

Ler Mark Twain

 Ilustração: E. W. Kemble
A 30 de novembro de 1835 nascia, no Missouri (Estado norte-americano), Samuel Langhorne Clemens, que viria a celebrizar-se na história da literatura com o pseudónimo: Mark Twain.  Quem não conhece Mark Twain, um dos fundadores da literatura americana? Sim, aquele que povoou as nossas leituras de adolescência e continua a fascinar gerações de leitores através de uma escrita plena de aventuras marcadas pelo espírito livre, ricas em experiências de vida e um notável sentido de humor.
Ler as Aventuras de Tom Sawyer, ou de Huckleberry Finn, ou as páginas cheias de humor – Excertos dos Diários de Adão e Eva, Cartas da Terra, ou o delicioso A viagem dos inocentes, entre outros, é deveras uma experiência de leitura prazenteira, onde sagacidade, humor e inteligência se casam em pleno com as atribulações do quotidiano.
Um mestre a lembrar, que influenciou outros grandes mestres da literatura contemporânea, como Faulkner, Hemingway, Eliot ou Joyce, entre outros.
Transcrevemos o início de uma das suas obras primas (aliás, disponível na nossa biblioteca), As aventuras de Huckleberry Finn (p.13, edição da Relógio D`Água, 2009, com tradução de Sara Serras Pereira):

“Tu não sabes nada sobre mim se não tiveres lido um livro chamado As aventuras de Tom Sawyer, mas isso não interessa. Esse livro foi feito pelo Sr. Mark Twain, e ele disse quase sempre a verdade. Disse sobretudo a verdade, apesar de haver umas coisas que exagerou. Ora isso não é nada. Eu cá nunca vi gente que não mentisse uma vez por outra, tirando a Tia Polly, ou a Viúva, ou talvez Mary. Isso da Tia Polly – ou seja, a Tia Polly do Tom – e da Mary, e da Viúva Douglas, está tudo explicado nesse livro, que é um livro que diz quase sempre a verdade, se bem que às vezes exagere, como eu já disse antes.
Ora a maneira como o livro acaba é assim: eu e o Tom encontrámos o dinheiro que os ladrões tinham escondido na gruta e ficámos ricos.”


Livros deste autor disponíveis na biblioteca:
As aventuras de Tom Sawyer, edição do Público, 2004
As aventuras de Huckleberry Finn, edição do Público, 2004
As aventuras de Huckleberry Finn, Publicações Europa-América, 1976
As aventuras de Huckleberry Finn, ed. Relógio D`Água, 2009
Huckleberry Finn, (retold in very easy English), ed. Longman Picture Classics, 1995
Um Americano na corte do rei Artur, ed. Público, 2011

1 comentário:

club penguin o blog disse...

Gostei muito das duas edições do "publico". Aconselho vivamente.