2 de julho de 2011

Revista Escolar - Avenida do Minho #21

Capa da revista AM #21 (ESAF 2011)

Aí está de novo a publicação anual da Escola Secundária Alcaides de Faria, a revista Avenida do Minho / AM21.

Foi apresentada ontem, sexta-feira, pelas 21:30, no espaço Multiusos da ESAF, numa sessão de leitura pública de alguns dos seus textos, a par de interpretações musicais, que configurou uma singela mas muito envolvente e tocante sessão levada a cabo pelos alunos responsáveis pela revista. Foi tempo ainda para uma homenagem, aliás também presente em alguns dos textos da revista, ao professor Francisco Carmelo (sem esquecer a professora Sandra Vilela) que já não estão entre nós, por via da leitura de poemas e outros textos.

Contracapa da revista AM #21 (ESAF 2011)

Tendo como tema de base as “Redes Sociais”, mas incluindo outras temáticas em paralelo, a publicação apresenta-se com um grafismo moderno e arejado, desde logo a capa e os separadores, numa cândida referência às redes sociais da web 2.0, com belas ilustrações, onde pássaros e ramos metaforizam graficamente o fio condutor que presidiu à concepção desta revista escolar. Uma chamada de atenção para a dimensão estética que pontua muitos dos trabalhos gráficos apresentados, obra de alunas/os com talento, criações que prendem o nosso olhar. Uma dimensão estética que não é nova nas páginas desta revista, antes uma marca indelével da sua identidade e estilo, que vem sendo construído ao longo dos anos e que se compagina com um (entre outros, claro) dos marcadores identitários da nossa escola – as artes.

Pelo quarto ano consecutivo a direcção da revista esteve a cargo dos alunos. Este ano, coube ao 12.ºF, no quadro da sua Área de Projecto, levar a bom termo este projecto editorial da ESAF que já conta com mais de duas décadas de existência. O resultado está aí, para folheares, leres e pronunciares-te, sem deixar que a indiferença, que por vezes se imiscui insidiosamente nos nossos quotidianos, se sobreponha às nossas apreciações.

A AM n.º 21 pode ser adquirida na papelaria da escola.

Sem comentários: