30 de maio de 2010

Livros sobre a República

A acrescer aos documentos já disponibilizados no espaço Res Publica, divulgamos dois livros recentemente adquiridos e que vêm enriquecer o acervo. Referimo-nos a duas publicações, acabadas de sair, que podem ser consultadas e lidas pelos nossos leitores/utilizadores.O 5 de Outubro e a Primeira República (Ana Maria Magalhães, António Reis e Isabel Alçada), recorrendo às palavras do editor, "é uma obra de divulgação sobre um período crucial da História de Portugal – a instauração da República e o regime republicano até 1926. Aliando rigor científico e clareza de exposição, os autores colocam à disposição do público uma síntese, que é também uma chave para entender este agitado e complexo período da nossa História."
Eis uma abordagem, de cariz histórico, acessível a todos os nossos leitores, amplamente ilustrada e de leitura fluente, graças à capacidade de escrita límpida e objectiva dos autores.
Uma outra proposta, de explícita índole literária, é o romance O Vermelho e o Verde: Os anos da República - sonho, paixão e luta numa família portuguesa, da autoria de José Jorge Letria, do qual já possuímos A Minha Primeira República, um título dirigido aos mais miúdos mas que não desagrada a graúdos.
De O Vermelho e o Verde, fica um excerto, presente na contracapa do livro:
"Lá no fundo, foi como se, mesmo num casulo de sofrido silêncio, eu tivesse gritado: "Viva à República!" Era a minha república, a da minha liberdade e do meu caminho insubmisso, que nesse dia se tornava soberana e independente.
Imaginando as cores de uma bandeira ainda por hastear, se eles, o meu pai e o meu irmão, fossem o verde, eu havia de me tornar o vermelho.
"

Sem comentários: