7 de março de 2010

Desassossego em Concerto_Semana da Leitura / retrospectiva #2

Na segunda-feira, dia 1, tal como anunciámos aqui, realizou-se um concerto de leitura na BE. As palavras de Pessoa/Bernardo Soares e ainda Álvaro de Campos, um coro, constituído por alunos de diferentes anos lectivos (Ens. Secundário), um maestro e duas guitarras - os ingredientes para um sarau poético que deslumbrou muitos aqueles que ocorreram ao espaço da BE.
A par da bela prosa de O Livro do Desassossego, do qual F. Pessoa chegou a qualificar como "autobiografia de quem nunca existiu" (qual "diário íntimo feito de impressões, devaneios, apontamentos, entre a poesia do quotidiano mais banal e a reflexão metafísica" in contracapa de edição de Richard Zenith, Assírio & Alvim 1998), pudemos ouvir um pregnante excerto do poema Tabacaria de Álvaro de Campos/F.Pessoa e uma versão cantada do poema Ah, um soneto (do mesmo autor). Um tributo à palavra, à poesia, à tocante prosa do génio da nossa Língua, com execução soberba dos intérpretes em palco.
Sim, leu-se em voz alta, leu-se como quem surfa pelas e nas palavras, sendo estas as notas e o texto literário a partitura (parafraseando Ruben Alves em Gaiolas ou Asas, Ed. ASA), e cantou-se Pessoa ao som de arranjo musical de J. Veiga (prof. na ESAF). Um "concerto de leitura" que, estamos convictos, estimulou o nosso/vosso prazer de ler.

Sem comentários: