13 de dezembro de 2009

Direitos Humanos

No passado dia 10, a Biblioteca Escolar, com a colaboração de um grupo substancial de alunos (do 7.º ao 12.º ano), evocou os 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Breve nota sobre o ocorrido: Primeiro o estranhamento, sobretudo dos alunos mais novos, ao confrontarem-se com o
s balões colados ao tecto da BE; depois a curiosidade, quando puxando os balões, um a um, se davam conta que sobre a sua superfície estava inscrito um artigo da DUDH. Finalmente a leitura de poesia no exterior (junto aos monoblocos) - "é urgente o amor..." (Eugénio de Andrade, dito por Marta Barbosa, 12.º), seguida da largada de balões. Fotos: BESAF

"A Declaração Universal dos Direitos Humanos nasceu no dia 10 de Dezembro de 1948, depois de o mundo ter tomado consciência das consequências nefastas da segunda Guerra Mundial. De forma a garantir que tamanhas atrocidades não voltariam a ser cometidas, os Estados membros da ONU acordaram em elaborar uma declaração para a defesa dos Direitos Humanos. São 30 os artigos desta declaração, nos quais estão compreendidos os direitos civis, económicos, sociais e culturais" (fonte: Amnistia Internacional)



Sem comentários: