9 de setembro de 2009

Recepção aos novos alunos

2009-2010, ano lectivo, dá os primeiros passos.

Chegaram os primeiros alunos à biblioteca. Uns que iniciam o 3º ciclo outros o Secundário.
Turmas do 7º e do 10º ano, muitas caras novas acompanhados pelos seus Directores de Turma em visita ao espaço BE e a outros cantos da casa. A nossa outra casa - a escola, agora em obras. Tapumes, monoblocos, os sons das máquinas a operar, outros trilhos no espaço escolar, uma outra geografia, uma outra organização de espaços, onde aqui e ali despontam as máquinas em movimento, trabalhadores (de capacete) atarefados, uma grua imponente bem no centro do recinto e... nos rostos de alunos e professores, pais e encarregados de educação, alguma apreensão sobre como será a experiência de viver a escola sob outras circunstâncias físicas, logísticas, relacionais... Porém, lá no fundo, germina a ideia de que dentro de 1,5 talvez 2 anos, teremos uma outra escola, completamente remodelada, outros espaços num espaço mais moderno e aprazível. Valha o sacrifício.
Valerá com certeza!

Assim, pela manhã, apresentou-se a biblioteca aos novos alunos: as diferentes zonas funcionais, os múltiplos serviços a prestar, o pessoal operacional, as regras básicas de utilização, enfim, tudo aquilo que podem esperar da sua BE. Uma nota mais, dissonante mas absolutamente necessária, pois mais vale prevenir que remediar, sobre as medidas a adoptar face à gripe que por aí anda. Informar é preciso! E agir também! (troca as voltas à gripe com a biblioteca - diz o mote. Vamos fazer por isso).
Cada um com o seu Guia Básico da BE, a par de um outro sobre a gripe, qual bússola para início de navegação, lá continuou o périplo sob a orientação do seu D.T.
Amanhã já, com o arranque efectivo das aulas, entrarão portas adentro e é vê-los em busca de livros, de um periódico ou de um site, por entre as mesas e estantes ou solicitando a utilização de pcs da zona de informática. E é vê-los sentir o ambiente da sua biblioteca. Assim será ao longo de um novo ano que agora arranca.
E nós, por cá, cientes dos novos desafios.

Boas pesquisas, boas leituras, bom ano lectivo!

Sem comentários: