20 de fevereiro de 2009

"Li, gostei e recomendo" - a palavra aos leitores

O que nos diz Ricardo Rosa, aluno do 12º ano, sobre esta obra que leu, gostou e recomenda:
A Metamorfose
Autor: Franz Kafka
Editor: Público / Colecção Mil Folhas | 2002
Idade: + 14

"Esta obra alegórica de Franz Kafka, é mais uma prova da (tão falada) peculiar forma de compor literatura deste escritor (1852-1931) nascido em Praga (hoje República Checa), à época, capital da Bohemia, parte do império austro-húngaro.
A Metamorfose, é uma história baseada num simples acontecimento: uma manhã, Gregor Samsa (um vendedor-viajante) dá por si transformado num insecto de duro dorso com enormes e raquíticas patas. Esta é uma abordagem que foge ao normal e ao aceitável, motivo mais que suficiente, para levantar voo e entrar no conceito "kafkiano", onde além da metamorfose física, decorre também uma alteração no comportamento de Gregor, assim como, nos comportamentos dos que o rodeiam. Facto curioso, é a dificuldade que a personagem Gregor sente em perceber em que é que realmente se tornara. A Metamorfose, é vista como uma metáfora à vida do autor, mas, talvez se possa assemelhar (num outro sentido que não físico, é claro), a alguns leitores, ou pelo menos a um pouco de todos nós, e é assim que o livro nos deixa: reflectindo sobre a simbologia da história e sobre o que faríamos nós perante tal absurdo, tornando assim, esta leitura, empolgante e difícil de interromper.
Este pequeno mas riquíssimo livro, pode também ser entendido como uma metáfora à humanidade e ao desprezo da mesma perante a diferença e até mesmo perante a natureza."

Sem comentários: