12 de outubro de 2008

Indie Júnior - o cinema como instrumento pedagógico



Recém-chegada à BESAF (via DGIDC), a colecção Indie Júnior – programa escolas, composta por 5 DVD (onde constam 29 filmes de curta-metragem) + 1 CD com fichas de exploração e metodologias, promete tornar-se um recurso a considerar pelos docentes que, nas suas aulas (quer com carácter curricular disciplinar - serve a muitas disciplinas: da Filosofia à Biologia, passando pelas Línguas e o ensino artístico - quer não disciplinar), queiram tirar partido das potencialidades do cinema como instrumento pedagógico. Já visionámos algumas das “curtas” e só podemos dizer que valem mesmo a pena, desde logo pelo valor intrínseco das obras (cinema de qualidade), mas também pelo valor instrumental de apoio ao processo educativo.
A selecção de filmes de curta-metragem (muitos deles premiados em festivais de renome como Veneza ou Berlim), contempla os diferentes níveis de ensino e vem acompanhada de um conjunto de fichas de exploração pedagógica apropriadas a temas pertinentes, aos quais a escola não pode ficar indiferente. Os vários filmes narram histórias e situações susceptíveis de uma leitura crítica e formativa de realidades como a sexualidade, o conhecer-se a si próprio, o aceitar das diferenças no outro, a diversidade étnica, a obesidade na infância e na adolescência, entre tantas outras.
Eis um recurso que será disponibilizado muito brevemente na nossa biblioteca, ao qual voltaremos para dar conta de informações adicionais com interesse para os docentes que dele queiram tirar partido pedagógico e formativo.

Sem comentários: