31 de março de 2008

"Li, gostei e recomendo" - a palavra aos leitores

O que nos diz Cátia Silva, aluna do 11º ano, na ESAF, sobre um livro que leu, gostou e recomenda:

Como Água para Chocolate
Autor: Laura Esquivel
Nº de págs. 242
Editora: ASA




"Gostei muito de ler este livro porque aborda uma cultura diferente da nossa, com os seus próprios costumes e tradições.A história passa-se no início do século XX, numa família rural e monoparental mexicana, onde nascem três filhas e, por tradição, a mais nova é destinada a ficar em casa a tomar conta da sua mãe. Nina é a filha mais nova da mamã Elena e não concorda com esta decisão porque, como está apaixonada por Pedro, quer casar com ele e viver com ele. Porém, está impedida de o fazer porque lhe está destinado, desde quando nasceu, auxiliar a mãe até à morte.
É óbvio que esta tradição é injusta porque revela, por um lado, um certo egoísmo da parte dos pais, pois estes impedem os seus filhos de viverem a sua vida, de realizarem os seus sonhos. Por outro lado, quando estas filhas mais novas envelhecerem, quem irá tomar conta delas?
Toda a história deste livro gira à volta da cozinha e, por isso, cada capítulo começa com uma receita original e aparentemente deliciosa.
À medida que fui lendo este livro, comecei a sentir-me como se estivesse entre aquela família, a presenciar todos os momentos deste romance. Fez-me aperceber a diversidade cultural do mundo, mas também a das tradições desajustadas e ultrapassadas. Enfim, recomendo este livro... diferente!"

Cátia Silva, 11ºF

Sem comentários: