12 de fevereiro de 2008

A Midsummer Night`s Dream | O jovem Píramo e a sua amada Tísbia


A propósito da mini-peça (em inglês) que é extraída do 5º acto da peça de Shakespeare – A Midsummer Night's Dream, aqui fica uma sinopse, elaborada por Rui de Campos, para melhor contextualização do que se vai assistir na 5ª feira, 14/02 | 15h e 17h.

O Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, é uma comédia sobre o amor e os desenganos do amor. As fragilidades daqueles que estão apaixonados são levadas ao absurdo. A paixão percorre um longo e tortuoso caminho, com momentos de extrema felicidade, porque o amor está perto e a infelicidade de um amor longe. Os amuos, o contentamento descontente, a paixão incontrolável , levam quatro jovens nobres atenienses para a floresta, onde se perdem. São as vésperas do noivado do Duque de Atenas, Teseu, prestes a esposar a sua amada Hipólita, Rainha da Amazónia. Também Oberão, o Rei das fadas, está loucamente apaixonado por Titânia, a sua querida Rainha. A noite, na floresta, está entregue ao reino das fadas. Numa missão ultra secreta, ordenada por Oberão, um duende deverá submeter Titânia, quando esta estiver a dormir, a um encanto mágico que a levará a apaixonar-se por uma feia criatura e, assim, mais frágil, reconhecer de alma e coração a razão do seu verdadeiro amor. Na floresta, o duende encontra os pares de apaixonados atenienses e resolve trocar paixões. Os desenganos de amor só têm o desejado final feliz ao raiar do novo dia com as bodas de casamento do Duque de Atenas. Para honrar e celebrar a festa foi convidada uma trupe de actores amadores que levará à cena uma tragicomédia: O jovem Píramo e a sua amada Tísbia.


E eis algumas notas sobre autor:

William Shakespeare (baptizado a 26 de Abril de 1564 – 23 de Abril de 1616) foi poeta inglês e dramaturgo, considerado o maior escritor na língua inglesa e o mais notável dramaturgo do mundo. É frequentemente apelidado de poeta nacional inglês. As suas obras incluem 38 peças, 154 sonetos, dois poemas narrativos longos e outros poemas. As suas peças estão traduzidas nas principais línguas do mundo e são representadas mais vezes que as de qualquer outro dramaturgo.

Shakespeare nasceu e cresceu em Stratford-upon-Avon. Aos dezoito anos casou com Anne Hathaway, que lhe deu três filhos: Susanna e os gémeos Hamnet e Judith. Entre 1585 e 1592 começou uma carreira bem sucedida em Londres como actor, escritor e sócio dono da companhia de teatro, The Lord Chamberlain’s Men, mais tarde conhecidos como Os Homens do Rei. Retirou-se para Stratford por volta de 1613, onde morreu três anos depois.

Shakespeare produziu a maioria das suas obras entre 1590 e 1613. As suas primeiras peças eram essencialmente históricas e comédias, géneros que elevou ao mais alto grau de sofisticação e arte nos finais do século dezasseis. Depois escreveu principalmente tragédias até cerca de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear, e Macbeth, consideradas obras-primas na língua inglesa. Na última fase, escreveu tragicomédias e colaborou com outros dramaturgos. Muitas das peças foram publicadas em edições durante a sua vida. (tradução e adaptação da Wikipedia)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Boa Tarde,

Começo por vos felicitar pelo vosso blog, felizmente há cada vez actividades nas Escolas, Jardins-de-infância, Bibliotecas Escolares, etc., e cada vez mais participação de Bibliotecários, Professores, Educadores e Pais. Precisamos sempre de mais educação, cultura e informação, e os blogs são um bom meio para isso.

Aproveito para vos convidar a espreitar o blog www.mestrefilipe.blogspot.com e conhecerem o nosso trabalho. E claro se acharem interessante a colocar um link na vossa página.

Ate sempre.