15 de novembro de 2007

16.Nov. ||| Dia Internacional para a Tolerância

fonte: www.tolerance.org/

Em 1995, com a aprovação da Declaração de Princípios sobre a Tolerância, a UNESCO instituiu um Dia Internacional para a Tolerância, a celebrar no dia 16 de Novembro de cada ano. Do seu texto retiramos excertos que nos devem fazer reflectir sobre o mundo que nos rodeia; sobre a constante emergência da intolerância nas relações entre pessoas, comunidades e povos.

"A tolerância é o respeito, a aceitação e o apreço pela riqueza e a diversidade de culturas do nosso mundo, pelos diferentes modos de expressão (…)
É a harmonia na diferença.
[…]
A tolerância não é concessão, condescendência, indulgência. É, antes de tudo, uma atitude activa fundada no reconhecimento dos direitos universais da Pessoa.
[…]
A prática da tolerância significa que cada pessoa tem a livre escolha das suas convicções e aceita que o outro desfrute da mesma liberdade.
[…]
A educação é o meio mais eficaz para prevenir a intolerância.
[…]"

in Declaração de Princípios sobre a Tolerância (UNESCO)

A intolerância tem normalmente a sua origem na ignorância e no medo; medo do desconhecido, do “outro”, de outras culturas, religiões, nações. Encontra-se ligada a um sentimento exacerbado de auto-estima e orgulho…

A Equipa da Biblioteca convida-te a assinalar este dia escrevendo, para isso, pelo menos uma ideia simples que promova a tolerância e celebre a diversidade. Deixa um sinal de ti numa das folhas soltas que encontrarás na Biblioteca e noutros locais da Escola ou, em alternativa, serve-te do espaço de comentários deste blogue.

Sem comentários: