Segue-se extracto de um texto de William Ospina (“Cidade dos Livros”) para suscitar a reflexão.
“Posso atrever-me a dizer que ler é melhor que ver televisão? Claro que sim, ler é melhor. Porque ler é uma actividade criativa e assistir a programas televisivos nem sempre o é. Durante o breve tempo, a hora e meia que dura um filme, e se o filme for bom, ver televisão pode ser um exercício criativo. Mas aquele que vê televisão durante horas a fio, acaba por se converter num receptor passivo de informações que nem sequer se processam, daí a estranha sensação de vazio que experimenta quando está longo tempo preso ao ecrã. (…) O maior problema da televisão, que acaba por nos mostrar tudo, é talvez o facto de não deixar lugar à imaginação, à criatividade pessoal. Dá-nos as palavras, os cenários, os rostos e as acções.”
3 comentários:
Sim , realmente os livros nos permitem "dar asas a imaginaçao" possibilitando-nos nos mesmos imaginar o cenario, os personagens, oque a televisao nao nos permite , ela "imagina por nos mesmos".
amei esse texto, apezar de odiar portugues.
O português, língua de Camões,Pde. António Vieira, Eça de Queirós, Camilo,Fernando Pessoa, Saramago... é uma língua riquíssima e complexa, repleta de recursos e capaz de, por ela, se criarem universos ricos de sentido.
Enviar um comentário